Mobiltemp SHC™ 100 dobra intervalo de relubrificação e aumenta a confiabilidade da caldeira em usina sucroalcooleira
Técnicos de análise de vibração da usina observaram uma tendência na elevação dos espectros de aceleração na frequência que indica deficiência de lubrificação nos mancais dos ventiladores e exaustores da caldeira. Semanalmente, a energia atingia o alarme e os técnicos solicitavam a relubrificação dos mancais com a graxa convencional até então em uso, diminuindo a energia de vibração dos mancais até a semana seguinte.
Recomendação
Após avaliar a aplicação e as condições operacionais dos mancais dos ventiladores e exaustores das caldeiras, a Engenharia de Lubrificação da Moove realizou o estudo EHL (lubrificação elastohidrodinâmica) e recomendou a utilização da graxa Mobiltemp SHC™ 100.
Esta recomendação está baseada na tecnologia empregada no espessante de argila – indicado para altas temperaturas observadas nesses mancais – e do óleo básico sintético ISO VG 100, conferindo assim a correta viscosidade para a lubrificação destes componentes.
Benefício
A graxa Mobiltemp SHC™ 100 dobrou o intervalo entre relubrificação dos mancais e reduziu o espectro de vibração do envelope, que atingia picos de 22,8 gE, para valores abaixo de 1,5 gE. Além do aumento de confiabilidade dos rolamentos, a Mobiltemp SHC™ 100 eliminou 96 interações homem máquina na tarefa de relubrificação dos mancais em apenas uma safra.
Resultado
93% de redução no pico de vibração dos mancais com o dobro do intervalo entre relubrificações.