Mobilith SHC™ 220 ajuda mineradora brasileira a reduzir custos e aumentar a eficiência

Uma companhia mineradora brasileira opera uma frota de 19.000 vagões gôndolas para o transporte de minério de ferro entre minas e portos. Cada uma das quatro rodas dos vagões tem dois rolamentos de rolos, num total de 152.000 rolamentos em operação na frota. Transportando uma média de 465.000 toneladas de minério por dia, os mancais dos eixos dos vagões são comumente submetidos a temperaturas da ordem de 90°C. A essas temperaturas elevadas podem ocorrer falhas de mancais devidas à baixa viscosidade do óleo e vazamentos através de folgas no mancal, impactando a produtividade geral do departamento de transportes da mineradora. Para ajudar a prolongar a vida dos rolamentos e melhorar a produtividade, a mineradora recorreu à Cosan Lubrificantes e Especialidades, distribuidor exclusivo da ExxonMobil, buscando por uma solução em lubrificação mais efetiva.

Recomendação
Após realizar uma inspeção nas aplicações dos rolamentos, os engenheiros da Cosan recomendaram que se migrasse para a Mobilith SHC™ 220, uma graxa sintética de alto desempenho. Formulada com um sistema de aditivos exclusivo e um avançado espessante de complexo de lítio, a Mobilith SHC 220 é projetada para proporcionar desempenho superior em aplicações de alta exigência e sob temperaturas extremas.

Benefício
A graxa sintética para rolamentos Mobilith SHC 220 ajudou esta companhia mineradora a melhorar sua eficiência operacional através da redução no consumo de lubrificantes e na prevenção de quebras do equipamento, proporcionando uma economia, estimada pela mineradora, de US $ 4.269.076 no decorrer de quatro anos.

Impacto
A partir da mudança para a graxa Mobilith SHC 220, a empresa observou vários benefícios no desempenho, incluindo uma redução na temperatura operacional dos mancais, de 90°C para 70°C. Também foi reportado que o alto índice de viscosidade do óleo sintético empregado na composição da graxa ajudou a reduzir o desgaste e a corrosão, prolongando a vida útil dos rolamentos de 600.000 km para 860.000 km, com redução de 43% na reposição de peças e mão de obra a ela associada.

Economia estimada pelo cliente de mais de
US$ 4.2 M

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