Mobilith SHC™ 007 elimina as falhas de mancais e melhora o rendimento da produção
Uma graxa mineral da concorrência foi usada por dois anos para lubrificar os rolamentos axiais (um custo por unidade de US$ 21.000) em um mecanismo de regulagem de escora de um laminador de tubos «450». O equipamento funcionou ininterruptamente à plena capacidade e foi exposto à cargas axiais tão elevadas quanto 350 toneladas. Inicialmente, a graxa foi automaticamente reabastecida a uma taxa de 250 g/hora, entretanto após falhas nos rolamentos, a taxa de aplicação foi aumentada para 500 g/hora. Embora isso tenha melhorado o desempenho do equipamento, o desgaste dos roletes e dos retentores dos rolamentos não foi evitado. 5 rolamentos foram substituídos, 2 dos quais provocaram uma interrupção não programada no total de 32 horas, causando uma perda de produção de 1600 toneladas de tubos. Isso também resultou em inspeções de manutenção mais regulares - uma a cada dois meses.
Recomendação
O Engenheiro de Campo de Lubrificação da ExxonMobil recomendou uma graxa sintética de classe NLGI baixa, a Mobilith SHC™ 007, com um valor de penetração mais elevado. Suas notáveis características sob temperaturas elevadas conferem a ela uma estabilidade maior, enquanto sua excelente estabilidade estrutural combinada com uma combinação especial de aditivos proporciona a necessária proteção do equipamento a longo prazo.
Benefício
A mudança para Mobilith SHC 007 provou ser bem-sucedida. A graxa foi inicialmente aplicada a uma taxa de 3 vezes por turno de trabalho, que mais tarde foi reduzida para 1 por turno de trabalho, reduzindo o consumo de graxa de 0,6 para 0,1 tonelada por mês. Ademais, o cliente conseguiu cortar custos significativamente graças à:
- Eliminação das falhas de rolamentos.
- Nenhuma paralisação não programada relacionada com a graxa
- Durabilidade dos rolamentos foi aumentada de 3 para 17 meses
- Inspeção de manutenção regular foi prolongada de 2 para quatro meses O Mobilith SHC 007 continua seu serviço na aplicação determinada.
Custos de manutenção
reduzidos em até
200%