Mobilgrease XTC ajuda empresa mineradora a aumentar os intervalos de lubrificação e a melhorar a eficiência operacional
A Minera Peñasquito, S.A. de C.V. trabalha com uma rede de quatro bombas de alimentação equipadas com acoplamentos de engrenagens Falk - modelos 1070 G20 e 1140T 10C. Os acoplamentos trabalham a 253 RPM a temperaturas variando de 32°C a 36°C. Condições rigorosas de operação e esquemas exigentes de produção exigiam um significativo tempo parado para manutenção, pois a empresa era forçada a efetuar uma nova lubrificação a cada 720 horas. Os intervalos de lubrificação frequentes com a graxa concorrente aumentaram substancialmente as despesas com mão de obra e descarte associadas aos acoplamentos. A empresa contatou Aceites Lubricantes de Chihuahua, S.A. de C.V. (ALCHISA), um distribuidor autorizado ExxonMobil, para determinar uma solução alternativa capaz de aumentar a proteção do equipamento e ampliar os intervalos de lubrificação.
Recomendação
Os engenheiros da ALCHISA recomendaram migrar para a graxa para acoplamentos Mobilgrease XTCTM. Formulada com um óleo básico de alta viscosidade e aditivos para serviço pesado, a Mobilgrease XTC foi cientificamente projetada para proporcionar menor separação de óleo junto com estabilidade a altas temperaturas - propriedades críticas para a lubrificação e proteção de acoplamentos.
Vantagem
A graxa de acoplamento Mobilgrease XTC ajudou esta mineradora a aumentar os intervalos de lubrificação dos seus acoplamentos de engrenagens, o que ajudou a gerar uma economia estimada pela empresa de U$ 625.000 graças à menor intervenção de manutenção e às paradas não programadas.
Impacto
Após 10 meses em operação, a graxa para acoplamentos Mobilgrease XTC ajudou a manter um desempenho excepcional dos equipamentos apesar das condições extremas. A equipe de manutenção relatou que os acoplamentos encontram-se em excelentes condições mesmo após aumentaros intervalos de lubrificação de 720 para 2.160 horas. A mudança também ajudou a limitar a interação dos funcionários com o equipamento e a reduzir a geração de graxa usada, associada à frequente relubrificação.