Mobil Vacuoline™ 525 ajuda a usina siderúrgica a reduzir o tempo de inatividade de equipamentos
Uma usina siderúrgica ucraniana lubrificava os rolamentos dos seus blocos de acabamento com o óleo de circulação Mobil Vacuoline™ 525 antes que outro fornecedor de lubrificantes recomendasse mudar para um óleo mineral convencional ISO VG 100 concorrente. Quase imediatamente, o óleo mineral concorrente demonstrou pouca separação da água, formação de emulsão e acúmulo de contaminantes, o que resultou em falhas constantes dos mancais. Após sofrer esses problemas, a aciaria contatou a ExxonMobil para determinar como poderia melhorar o desempenho do lubrificante e reduzir as paradas dos equipamentos.
Recomendação
Os engenheiros da ExxonMobil recomendaram voltar para o óleo Mobil Vacuoline 525, que é formulado para proporcionar uma superior capacidade de formação de película e retenção do óleo para uma robusta proteção contra o desgaste, bem como uma delgada película de proteção contra ferrugem e corrosão. Além disso, o excelente desempenho de demulssibilidade da família de óleos de circulação Mobil Vacuoline™ 500 foi concebido para que água e outros contaminantes prontamente se separe m no reservatório do sistema.
Impacto
Após retornar para o Mobil Vacuoline 525, a aciaria detectou melhorias imediatas na capacidade do sistema de circulação de separar grandes volumes de água. Como resultado desse melhor desempenho, a empresa reduziu significativamente o uso de separadores centrífugos e reduziu as falhas de mancais e a sua substituição, ajudando a aumentar o tempo produtivo da fábrica em 48 horas por ano.
Benefício
A empresa informa que a melhor lubrificação proporcionada pelo óleo de circulação Mobil Vacuoline 525 reduziu os custos de operação da sua centrífuga, bem como os custos de substituição dos rolamentos, e aumentou a produtividade da fábrica.