Mobil SHC™ Polyrex 462 contribui para a mitigação das quebras dos rolamentos
O forno é o principal equipamento de produção contínua da indústria cerâmica e possui 1.000 rolos, sendo que 385 deles fazem parte da zona de queima e estão expostos a elevadas temperaturas.
A relubrificação dos mancais era realizada duas vezes por semana, atividade que demanda 30 minutos de interação homem-máquina para ser concluída. Pela exposição a temperaturas elevadas, os rolamentos da zona quente falhavam em média duas vezes por ano e precisavam ser substituídos.
Recomendação
Buscando uma maior segurança para os funcionários, redução do consumo de lubrificante e aumento da confiabilidade operacional dos rolos, a Engenharia da Mobil recomendou a substituição do produto em uso pela graxa Mobil SHC™ Polyrex 462.
A Mobil SHC™ Polyrex 462 é uma graxa 100% sintética com o espessante de poliureia que atende às exigências de lubrificação do equipamento, já que possui uma estabilidade térmica e ao cisalhamento muito acima das graxas comuns. Com sua capacidade de trabalhar em temperaturas de até 170 °C, ela permanece no rolamento por longos períodos de operação com baixa taxa de degradação.
Impacto
Decorrido um ano após a conversão de tecnologia e uso contínuo da graxa Mobil SHC™ Polyrex 462 foi possível observar que nenhum rolamento da zona quente foi substituído por falha nesse intervalo de tempo. Além de evitar a substituição de 770 rolamentos no período, o intervalo de relubrificação até então praticado de 3,5
dias foi ampliado para 60 dias, reduzindo em 94% o tempo anual de exposição na interação homem-máquina para completar a tarefa de relubrificação dos mancais dos rolos do forno.
Benefício
A Mobil SHC™ Polyrex 462 proporcionou um aumento de 16 vezes do período de relubrificação e reduziu a zero o número de quebras dos rolamentos no intervalo de um ano.