Mobil SHC™ Gear 6800 atinge 5 safras sem troca em acionamento de moenda de usina de açúcar e etanol
Diversas usinas de açúcar e etanol adotam a prática de trocar a carga de óleo lubrificante das Volandeiras e Intermediárias durante a entressafra para garantir uma lubrificação eficiente durante o regime de operação com uma carga de óleo novo e limpo. Na usina em questão não era diferente e essa prática também era adotada.
O óleo dos acionamentos era retirado e reaproveitado na lubrificação por perda dos mancais da moenda e os acionamentos eram abastecidos com uma nova carga de óleo lubrificante no início de cada safra.
Recomendação
Analisando o histórico de resultados das análises das cargas de Mobil SHC™ Gear 6800 em uso nos acionamentos, os engenheiros da Mobil™ propuseram o uso continuado do lubrificante por múltiplas safras e, em conjunto com a equipe técnica da usina, definiram um protocolo de acompanhamento para garantir a proteção e a vida útil das engrenagens sem prejudicar a confiabilidade operacional do ativo. Além da análise de óleo, o protocolo definiu parâmetros de acompanhamento por termografia, inspeções visuais das marcas de trabalho e o escaneamento 3D das engrenagens para avaliação da taxa de desgaste.
Benefício
Ao final de 5 safras, o lubrificante Mobil SHC™ Gear 6800 proporcionou R$ 139.000,00 de economia com as trocas de carga evitadas nas entressafras. Além do benefício financeiro, o lubrificante proporcionou maior segurança operacional reduzindo a interação homem-máquina em 64 horas na tarefa de drenagem do óleo e limpeza das caixas (envelopes) e contribuiu com o meio ambiente ao evitar a aquisição de 8.800 litros de lubrificante novo no período e, consequentemente, o descarte desse volume.
O desempenho do Mobil SHC™ Gear 6800 foi monitorado ao longo do tempo com análises físico-químicas e o escaneamento 3D das engrenagens revelou uma taxa de desgaste de apenas 0,11 milímetros no intervalo de uma safra.