Redução de falha nos rolamentos em fábricas de pallets de madeira
Para maximizar a rentabilidade e crescimento por meio de alta produção, moinhos de granulado de madeira dependem do desempenho confiável dos equipamentos. É necessário minimizar os custos de manutenção, reparo e substituição, mas devido às condições operacionais extremas do setor, falhas frequentes de rolamentos são comuns. Para manter estes equipamentos funcionando, é necessário usar o tipo de graxa correto.
Muitas vezes, os rolamentos de rolos em moinhos de granulado da madeira rodam continuamente de 120ºC a 150ºC (250ºF a 300ºF), dependendo da temperatura ambiente, tipo de madeira e design da máquina. Estas temperaturas causam estresse significativo à graxa lubrificante. Muitas graxas falham, causando danos prematuros nos rolamentos.
Além disso, os efeitos da viscosidade a altas temperaturas se unem aos contaminantes inerentes do processo de granulação, criando mais desafios. A graxa é usada como mecanismo de vedação para impedir a entrada de contaminantes, mas se a película de lubrificante romper, pode ocorrer contato entre metais que desgasta os rolamentos. Para manter a vedação, os fabricantes originais definem que a relubrificação seja contínua. Entretanto, reabastecer a graxa continuamente pode se tornar caro.
Para operações de granulação de madeira, os engenheiros da Mobil muitas vezes recomendam a graxa de sulfonato de cálcio Mobil Centaur™ para ajudar a proteger os rolamentos por meio de:
· Controle excelente de escoamento a alta temperatura;
· Proteção à altas pressões;
· Desempenho estático para reduzir a necessidade de relubrificação;
Proteção à altas temperaturas
Temperaturas constantemente altas podem fazer com que a graxa do equipamento libere óleo excessivamente. Este óleo escapa dos rolamentos, que ficam desprotegidos. Isso também deixa o espessante concentrado nos rolamentos e linhas de alimentação, o que pode impedir que a graxa nova chegue aos rolamentos. As graxas Mobil Centaur mantém a consistência devido à resistência ao escoamento e aglomeração a altas temperaturas (Figura 1). Este desempenho foi demonstrado por meio do Teste de Ponto de Gota (ASTM D2265).
Pressão extrema
Para evitar o desgaste do rolamento devido a contato entre metais, as graxas da série Mobil Centaur fornecem proteção contra EP excepcional, que é inerente ao espessante de sulfonato de cálcio. No Teste 4-Ball EP, as graxas Mobil Centaur normalmente lidam com cargas de solda de 400 kg ou mais.
Redução do consumo de graxa
Comparada com lubrificantes de lítio complexos, a graxa Mobil Centaur permite aumentar os intervalos de lubrificação (até 50% em alguns modelos), o que pode ajudar a reduzir os custos de manutenção e troca de produtos.
Propriedades adicionais
As graxas da série Mobil Centaur também oferecem excelente resistência a água, estabilidade mecânica e proteção contra corrosão. Nos ambientes úmidos comuns em moinhos de granulação de madeira, a graxa é usada como selante. Entretanto, a maioria das graxas amolece quando absorve água, causando escoamento e deixando os rolamentos desprotegidos. Algumas graxas desenvolvidas para resistir à absorção de água mantêm a estabilidade, mas a água restante no rolamento pode causar oxidação e corrosão.
As graxas da série Mobil Centaur são capazes de absorver água e ao mesmo tempo manter a consistência e adesão (Figura 2). Elas demonstraram esta capacidade por meio dos testes das normas ASTM D1264 (Teste de Lavagem com Água) e ASTM D4049 (Teste de Resistência a Spray de Água).
Proteção da produtividade
Para atingir suas metas, as operações de granulação de madeira podem confiar na capacidade das graxas da série Mobil Centaur para ajudar a minimizar falhas de rolamentos e manter os picos de produção e rentabilidade.