Melhoria da Eficiência Energética
Jim Hannon, Assessor Técnico de Lubrificantes Industriais, ExxonMobil Research and Engineering
Na Mobil, o panorama da energia é o seguinte: Pensando em 2040, prevemos aumento de mais de 100% da demanda global de energia em comparação com os níveis em 2010. No setor industrial, podemos ajudar a mitigar os efeitos desta crescente demanda melhorando a eficiência de nossas máquinas e equipamentos.
Por meio de pesquisa abrangente, descobrimos que o uso de lubrificantes formulados com matérias primas com baixos coeficientes de tração, que ajuda a reduzir as perdas de energia por atrito dentro de bombas industriais, pode reduzir a temperatura das máquinas em até 13ºC.
Lubrificantes que aumentam a eficiência volumétrica e mecânica reduzem o atrito dentro da bomba e geram menos calor. Portanto, altas temperaturas indicam ineficiência energética. Usamos termografia para comparar os lubrificantes em circuitos hidráulicos simples para determinar a eficiência pela comparação da geração de calor:
Testamos 3 lubrificantes em circuitos hidráulicos simples sem trocadores de calor e usamos termografia para mostrar como o Mobil DTE 10 Excel™ 46 é capaz de reduzir as perdas de atrito dentro de sistemas de bombas.