Estudo de Manutenção Fabril
Tom Schiff, Gerente Global de Suporte à Engenharia de Campo, Mobil Fuels and Lubricants.
Todos os anos, a Plant Engineering – fabricante industrial – levanta o número de engenheiros e profissionais de manutenção para identificar as estratégias gerais de manutenção nos Estados Unidos.
Neste ano, o estudo de manutenção da Plant Engineering revelou um panorama promissor para práticas de manutenção, com 31% dos entrevistados indicando que implementaram programas de manutenção preventiva para reduzir os casos de paralisação não programada, e pouco menos de 50% comunicaram que implementaram algum tipo de programa de manutenção preditiva em suas instalações.
Entretanto, a pesquisa descobriu que 57% dos entrevistados ainda utiliza procedimentos de manutenção reativa em suas operações. Trata-se de uma estratégia desastrosa de curto prazo que pode aumentar os custos de reparo e troca de equipamentos.
Na realidade, os entrevistados reconheceram as ciladas de um programa de manutenção reativa, notando que em comparação com programas de manutenção planejada e preditiva, a manutenção reativa não fornece vantagens com relação à segurança, efetividade de custos, paralisações e economia de energia.
Quais sãos as vantagens da estratégia/estratégias de manutenção na sua fábrica? (n=283)
Fonte: Plant Engineering 2014
Ao implementar programas de manutenção preventiva ou preditiva, os profissionais de manutenção podem ter uma visão proativa e de longo prazo da rotina de manutenção. Com esta abordagem, os operadores são capazes de viabilizar melhorias essenciais em termos de segurança, produtividade e cuidado ambiental. Para ajudar a fortalecer os programas de manutenção preventiva em sua unidade, considere a implementação de um programa abrangente de análise de óleo.
Comece pelo óleo
Uma das maneiras mais eficientes para começar é implementar um programa abrangente de análise de óleo. Ao testar a condição dos lubrificantes em serviço, as empresas são capazes de identificar a contaminação e desgaste antes que atinjam "níveis de alerta". Isso minimiza manutenção não programada e aumenta a vida útil dos equipamentos.
A essência do programa requer que os técnicos coletem amostras do lubrificante em serviço regularmente. A frequência depende da criticidade do equipamento e dos modos de falha encontrados. A frequência pode variar mensalmente, trimestralmente ou até períodos mais longos para amostras laboratoriais externas. As amostras devem ser coletadas de componentes críticos da unidade, tais como caixas de câmbio, bombas, ventiladores e compressores.
Os técnicos devem procurar por metais resultantes de desgaste, elementos contaminantes e aditivos no óleo. Esforços como velocidades operacionais, pressões e temperaturas altas podem afetar a produtividade. Sujeira e outras partículas insolúveis podem contaminar as máquinas.
É essencial monitorar o conteúdo de água, que pode desestabilizar os lubrificantes e aumentar a corrosão. A água pode entrar por meio de condensação, lavagem ou vazamentos. Além disso, fique atento a flutuações de viscosidade ou alterações na resistência ao fluxo do lubrificante.
Necessidade de parceiros valiosos
Infelizmente, com as empresas preocupadas com a redução de custos, os responsáveis pela manutenção muitas vezes se perguntam se vão receber os recursos necessários para aperfeiçoar os programas preditivos e preventivos.
Apesar poderem fazer um pouco de investigação online e encontrar estudos de caso que mostram as economias obtidas por outras empresas por meio de manutenção, é essencial que os fornecedores de lubrificantes - como a Mobil e os principais fabricantes e equipamentos - trabalhem continuamente com os operadores industriais para melhorar o entendimento do valor da manutenção proativa, e sobretudo, da forma de implementar o plano.
Estas colaborações efetivas criarão um caso convincente para expandir os programas de manutenção, ou pelo menos para evitar que os programas existentes sejam cortados, e promover verdadeiras parcerias de negócios que possam fornecer suporte excepcional e valor para os operadores industriais.