Interpretação de resultado de uma análise de óleo
Muitas vezes me perguntam as causas de alteração repentina nas propriedades físicas ou químicas de lubrificantes ou da aparência dos metais resultantes de desgaste nos relatórios de análise de óleo. Permitam-se compartilhar algumas visões sobre este assunto.
Frequentemente, quando operadores recebem resultados normais de relatórios de análise de óleo usado, eles consideram como um sinal de que tudo está bem e seguem adiante. Receber resultados normais é uma boa notícia, mas não tem sentido se o operador ignorar a oportunidade de analisar a situação mais de perto.
É importante lembrar que o objetivo de um programa de análise de óleo abrangente é fornecer insights permanentes sobre o desempenho do lubrificante e do equipamento. Estes dados de tendência devem ser analisados cuidadosamente e, se isso for feito corretamente, o operador pode identificar os possíveis pontos de atenção de equipamentos essenciais nas quais as ações corretivas podem ter o maior impacto.
Prestar atenção a resultados de análise normais é importante para identificar o surgimento de condições anormais prematuramente e entender como tais condições podem levar a danos prematuros de componentes ou até mesmo falhas catastróficas se não corrigidas a tempo.
Ao receber resultados de análise normais, pare por um instante para comparar com o relatório anterior e identificar alterações nas condições físicas ou químicas do óleo.
Por exemplo, aumento de viscosidade do óleo pode significar que o sistema está rodando a temperaturas mais altas que o normal ou que a aplicação está sobrecarregada, mesmo se o aumento de viscosidade do óleo não tiver atingido o limite da aplicação. Os motivos de alteração de viscosidade variam, mas para prevenir possíveis danos os motivos devem ser identificados e corrigidos o mais rápido possível.
Situações semelhantes podem ocorrer com metais resultantes de desgaste. Por exemplo, se os resultados da análise indicarem altos valores de cobre junto com a alteração de viscosidade do óleo, pode ser necessário revisar o sistema de refrigeração da máquina para monitorar as condições da tubulação, procurar por conexões soltas e identificar vibrações inadequadas.
Algumas condições anormais incluem motores a diesel apresentando níveis elevados de silício e ferro, mas que não atingem os limites ou resultados de análise de óleo hidráulico apresentando aumento dos níveis de água e cobre, que podem indicar futura falha da bomba ou válvula.
Naturalmente, o aumento repentino de qualquer valor pode ser atribuído à falta de atenção sobre as descobertas dos resultados da análise de óleo anterior.
Este sempre é o caso? Não. Também é necessário considerar que vários fatores externos podem levar a danos inesperados. Entretanto, seguir um programa de análise de óleo disciplinado pode ajudar a antecipar situações e tornar falhas operacionais um eveto raro, e não o cotidiano.
Resultados da análise de óleos lubrificantes
A figura mostra um exemplo de como os valores de oxidação, ferro (Fe) e cobre (Cu) no óleo de motores a diesel podem se manter normais por milhares de quilômetros mas, em determinado momento, começam a aumentar. Esta alteração indica que algo está acontecendo no motor e causando tais resultados alterados, mesmo que nenhum dos indicadores acione um sinal de alerta no momento.