Setor energético: recorde em 2024 e recuperação das hidrelétricas brasileiras

11/03/2025

Em 2024, a migração ao mercado livre de energia no país bateu recorde, alcançando 26.834 consumidores – um aumento de 262% em relação a 2023, conforme registros da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). O crescimento foi impulsionado pelos clientes de empresas de menor porte e pessoas físicas que transicionaram para o ambiente de contratação livre (ACL), depois que houve a abertura para toda a alta tensão em janeiro de 2024.

Outra boa notícia no mercado de energia brasileiro foi a recuperação das bacias hidrelétricas no início de 2025, permitindo que excedentes possam ser exportados para outros países, como Argentina e Uruguai. No mês de janeiro, ainda houve uma melhoria nas condições de suprimento de energia elétrica. “Esse avanço permitiu a redução da necessidade de despacho termelétrico e o aumento da exportação de excedentes”, comunicou o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).

Avanços também se mostraram na parte rural do país, com a decisão do Governo de lançar uma iniciativa que garante energia aos polos de irrigação. A Aliança pelo Desenvolvimento Energético dos Polos e Projetos de Irrigação do Brasil foi criada pela parceria entre os ministérios de Minas e Energia (MME), Agricultura e Pecuária (Mapa) e Integração e Desenvolvimento Regional (MDR). Entre seus benefícios, está a flexibilização das tarifas de energia para os produtores rurais, levando em conta as variações na demanda por irrigação entre diferentes culturas.

Um dos principais movimentos de modernização para o setor de energia elétrica é integrar o sistema às fontes renováveis, um feito que foi realizado pela China. O Comitê Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China emitiu um documento que estabelece diretrizes para que a energia eólica, solar fotovoltaica e outras fontes renováveis passem a operar integralmente dentro do mercado de energia elétrica, dando maior competitividade no setor, já que a tarifa de acesso à rede será estabelecida pelo mercado.

Saiba mais nos sites Eixos e Revista Exame.

0 Comentários
Escrever Comentário

Veja também

Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 18.03 500X300 3 Preços e ofertas de minerais estratégicos: regularização é essencial Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 18.03 500X300 2 Mercado de carbono regulado brasileiro precisa ser destravado! Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 18.03 500X300 1 Sinais de recuperação na bacia hidrográfica do Brasil Saiba Mais