Projetos de sustentabilidade para o setor de mineração
22/01/2024
O futuro da mineração precisa levar em consideração ações efetivas que diminuam o impacto ambiental desse setor em seus diferentes processos operacionais. Os desafios são vários, porém, a demanda por mudanças, diante dos sinais de crise climática, tornou essa pauta urgente.
No Brasil, felizmente, movimentações têm acontecido, como o Mining Hub, o primeiro eixo de inovação do setor que foi elaborado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) em parceria com representantes do mercado interno e estrangeiro. Seu objetivo é estimular e analisar a construção de soluções mais sustentáveis para as atividades tradicionais de mineração, já que o setor contribui com 0,5% dos gases de efeito estufa (GEE) emitidos no país.
Sobre projetos bem-sucedidos nessa perspectiva, pode-se citar o Plano de Gestão da Biodiversidade de Carajás, uma iniciativa da Vale em parceria com o Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMBio), uma instituição que desenvolve ações de proteção e conservação da fauna e flora da região. Vivian Mac Knight, gerente geral de Mudanças Climáticas, afirma: “Para a Vale, não existe mineração no Brasil se a Amazônia não for preservada”.
Outro aspecto que pode ser comentado é o desafio do país conseguir os certificados de reconhecimento de organizações mundiais, os greenium, um documento que pode ser extremamente vantajoso para que os mercados estrangeiros enxerguem o potencial verde do Brasil. Além disso, a mineração nacional está cheia de boas oportunidades no comércio de exploração de minérios críticos, elementos essenciais para a transição energética.
Saiba mais no site Indústria Verde.