O teletrabalho ainda vale a pena para as empresas?

07/11/2023

Durante a pandemia causada pela propagação do vírus da Covid-19, as empresas precisaram rapidamente se adaptar ao ambiente corporativo online, aprimorando seus sistemas digitais, adotando novas tecnologias e qualificando seus profissionais para essa nova realidade. Com o retorno das atividades presenciais, o uso do teletrabalho ainda não deixou o meio corporativo.

É o que aponta o estudo “Pesquisa de Inovação Semestral 2022: Tecnologias Digitais Avançadas, Teletrabalho e Cibersegurança (Pintec)” divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Segundo os dados apresentados, 47,8%, ou seja, quase metade das empresas industriais brasileiras com 100 ou mais pessoas ocupadas implementou a prática do teletrabalho em pelo menos algum grau no ano de 2022.

Os segmentos que lideram o uso do teletrabalho foram os de administração, com 94,5% das empresas operando de maneira online no ano passado, os de comercialização, com 85,7%, e os relacionados ao desenvolvimento de projetos de produtos, processos e serviços, com 71,4% das empresas adotando o teletrabalho em 2022. Esse aumento se destaca também no uso de tecnologias avançadas no meio corporativo, com 84,9% das empresas industriais do Brasil fazendo uso delas.

Conforme o resultado da pesquisa, o principal benefício apontado pelos empresários sobre o uso de tecnologia digital avançada está na maior flexibilidade empregada aos processos administrativos, produtivos e organizacionais (89,8%), além do aumento da eficiência (87,6%). Enquanto os motivos, que mais impulsionaram os líderes a investirem na digitalização, estão na questão de ser uma estratégia de autonomia para a empresa (87,0%) e a influência de fornecedores e/ou clientes (63,0%).

Leia mais no site Agência Brasil.

0 Comentários
Escrever Comentário

Veja também

Papel E Celulose Thumb Blog 500X300 Como a indústria de papel e celulose se mantém na vanguarda da sustentabilidade Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 14.02 500X300 3 Novo programa pretende renovar frota naval brasileira Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 14.02 500X300 2 Brasil dobrará sua capacidade eólica e solar Saiba Mais