O que impede os empresários brasileiros de adotarem a rede 5G?

21/11/2023

A quinta geração de internet móvel tem o potencial de revolucionar os níveis de produtividade da indústria brasileira já que ela permite que mais dispositivos sejam conectados ao mesmo tempo, na mesma rede e em uma velocidade mais rápida, além de ser a melhor opção para a Internet das Coisas (IoT) e para o desenvolvimento tecnológico.

Porém, no Brasil, muitas empresas, ainda que reconheçam o valor competitivo do sistema, pouco debatem sobre sua implementação nas operações industriais. Essa foi uma das conclusões da pesquisa “Tecnologia 5G no setor industrial”, elaborada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio do Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem (IPRI), antigo Instituto FSB Pesquisa.

Segundo o levantamento, das empresas consultadas que consideram importante a adoção da tecnologia, 35% declararam que discutem sobre o tema, porém, não possuem um plano formal de implementação; 14% têm um planejamento em vista, e somente 8% já instalaram a rede. Uma das prováveis causas para um número tão baixo de adesões talvez esteja na falta de conhecimento sobre o funcionamento da rede 5G por parte dos empresários, dado que 47% dos respondentes admitiram ter pouco ou nenhum conhecimento sobre a tecnologia. Dos que não têm qualquer conhecimento, 79% nem discutem o tema na empresa.

Diante desses resultados, Robson Braga de Andrade, presidente da CNI, comenta: “A incorporação da tecnologia 5G tem um papel importante no desempenho industrial brasileiro, em especial no contexto de digitalização da produção, que chamamos de Indústria 4.0. Mais agilidade e eficiência nos sistemas de comunicação são traduzidas em ganhos de produtividade e em mais competitividade para a nossa economia”.

Saiba mais no site Portal da Indústria.

0 Comentários
Escrever Comentário

Veja também

Papel E Celulose Thumb Blog 500X300 Como a indústria de papel e celulose se mantém na vanguarda da sustentabilidade Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 14.02 500X300 3 Novo programa pretende renovar frota naval brasileira Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 14.02 500X300 2 Brasil dobrará sua capacidade eólica e solar Saiba Mais