Nova Indústria Brasil traz três propostas para o comércio exterior brasileiro
29/05/2024
Quando o assunto são as movimentações do mercado, a indústria nacional se mostra bastante preocupada com a substituição de produtos brasileiros por importados, com dados apresentando que um terço dos setores industriais revelou queda na produção e aumento de importações em 2023.
Felizmente, a Nova Indústria Brasil (NIB) — nova política para as indústrias brasileiras — se coloca como uma estratégia potente para melhorar os índices de produção e comercialização do país, de olho também nas vendas para o mercado exterior. Uma de suas ambiciosas metas é identificar e aproveitar as melhores vantagens competitivas do Brasil, dando destaque para o país no mercado internacional.
Conheça três propostas da NIB para melhorar o comércio exterior:
- Política Nacional de Cultura Exportadora: aprimorar políticas públicas de comércio exterior e elaborar programas que ajudem a ampliar a inserção de empresas nacionais nas exportações.
- Mais benefícios à produção local a partir de investimentos estrangeiros: criação de diretrizes e normas que atraiam capital estrangeiro para ser aplicado nas indústrias brasileiras.
- Facilitar o comércio exterior: para desburocratizar esse campo, foi desenvolvido o Portal Único de Comércio Exterior que, desde 2014, torna os processos mais eficientes e transparentes para os empresários nacionais.
Acompanhando esse avanço nos sistemas de documentos necessários para a exportação, há seis meses, foi lançada a Plataforma Brasil Exportação (BRAEXP), um mecanismo que auxilia as empresas brasileiras que querem adentrar também no mercado internacional. Nesse período de funcionamento, a plataforma teve mais de 45 mil acessos e já possui mais de 1,5 mil empresas cadastradas, conectando os exportadores brasileiros às instituições que apoiam esse tipo de comércio.
Saiba mais no site Portal da Indústria.