Mineração brasileira avança com retorno da autossuficiência na oferta de alumínio

09/09/2024

No mundo inteiro, a indústria do aço tem demonstrado sinais de recuperação depois da crise enfrentada durante o período pandêmico. Conforme análise da Worldsteel, entidade que detém informações de 85% da produção mundial, em maio de 2024, houve um crescimento na produção mundial de aço bruto em 1,5%, com 165,1 milhões de toneladas (Mt), em comparação com maio de 2023.

Nos primeiros cinco meses do ano, o Brasil já apresentou um crescimento confirmado de 2% na produção de aço, com bons indicativos para o segundo semestre. Porém, outras boas notícias também chegaram, como o fato de que o país finalmente conseguiu retomar a autossuficiência na oferta de alumínio e encontrou espaço novamente entre os 10 maiores produtores de alumínio, ocupando o 8º lugar no ranking mundial de países fabricantes em 2023 com uma produção de 1,022 milhão de toneladas.

Voltando à questão do aço, conforme análises de especialistas, em 25 anos, o Brasil pode desenvolver a capacidade de exportar a descarbonização do aço para o mundo. Eles explicam que, além de produzir aço verde para suprir seu mercado interno, o país conseguirá exportar materiais intermediários relacionados aos processos de redução do impacto ambiental nas usinas siderúrgicas. Danielle Cristina Camilo Magalhães, professora do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), afirma: “O Brasil tem condições para exportar tanto o hidrogênio verde quanto utilizar o gás na produção e exportação do briquete (HBI). Caso o País atue como um importante exportador de briquete, seria um valor agregado muito positivo para o produto”.

Claro que os desafios no setor ainda são grandes, como a insegurança jurídica e o aço chinês, conforme apontamento do presidente do grupo Techint, Paolo Rocca, presente no evento Congresso Aço Brasil 2024, que indicou ainda a importância de certos fatores, como previsibilidade do sistema judicial, defesa da concorrência e redução da carga tributária. No mesmo encontro, Geraldo Alckmin, ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), destacou o compromisso do governo com a indústria do aço e apresentou medidas para ampliar a competitividade do setor.

Leia mais nos sites Revista Exame, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Estadão e Siderurgia Brasil.

0 Comentários
Escrever Comentário

Veja também

Energia Thumb Blog 500X300 (1) O imenso potencial das eólicas onshore para o país Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial Newsletter 500X300 2 (1) Conheça os efeitos da MP do PIS/Cofins no agro Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial Newsletter 13.09 500X300 3 Mineração brasileira é marcada pela recuperação da autossuficiência em alumínio Saiba Mais