

Mercado de minérios para transição energética na América Latina
14/04/2023
A alta demanda de opções sustentáveis para transporte e indústria tem levado à maior exploração de minérios específicos. Com isso, o setor de mineração está expandindo esse novo mercado globalmente, com grande potencial para regiões como a América Latina.
Com o propósito de apresentar quais são esses recursos, qual a importância deles para a transição energética e seu poder econômico de extração nos países latinos, a KPMG lançou um artigo detalhado e inédito.
Certos minerais, como o cobre e os Elementos Terras Raras (ETR), atuam como recursos fundamentais para um efetivo processo de transição energética, já que eles estão vinculados à produção, desde veículos elétricos - que exigem seis vezes mais recursos minerais do que um de combustão - à instalação de usinas eólicas onshore – que demandam nove vezes mais insumos minerais que uma usina a gás.
Na região da América Latina, o Chile está na liderança mundial quanto à produção de cobre. Em terceiro lugar está o Peru, enquanto Argentina e Brasil, respectivamente, ocupam o 14ª e o 15º lugar entre os principais produtores desse minério.
Na produção de lítio, o Chile também está presente e, junto com Argentina e Bolívia, compõem o chamado “Triângulo do Lítio”, pois os três países concentram cerca de 65% das reservas mundiais dessa matéria-prima. O Brasil se destaca como a segunda maior reserva do mundo de ETRs e o segundo maior produtor de grafite do globo.
Saiba mais no site da KPMG.
