

“Life trends”: quais são as mudanças de comportamento do consumidor?
06/12/2023
Um dos aspectos de maior valor competitivo no mercado internacional atualmente é prever mudanças no comportamento e rapidamente se moldar a elas, trazendo as melhores alternativas e se destacando diante das outras marcas. Por isso cabe ao empresário estar bem-informado e atento às tendências que despontam no seu público-consumidor.
Accenture Song apresentou seu 17º relatório anual “Life Trends”, no qual, levando em conta os insights de uma rede global de designers, criativos, tecnólogos, sociólogos e antropólogos, podem ser apontadas previsões sobre o comportamento humano, como, por exemplo, a perspectiva de que metade das pessoas mundialmente está redirecionando seus objetivos de vida para uma maior estabilidade no emprego e para a aposentadoria ao invés de investir em casamento ou na aquisição de um diploma universitário.
Quando a questão é consumo e a relação com marcas e empresas, o estudo esclarece que as pessoas estão atentas a serviços de atendimento de melhor qualidade e que tragam suporte efetivo. Ademais, é perceptível que a Inteligência Artificial se tornou uma tecnologia com consciência cultural de massa, fazendo com que um grande número de consumidores se sinta confortável em usar IA de conversação, como o ChatGPT, para recomendações de produtos, conclusão de tarefas no trabalho e conselhos de bem-estar e saúde.
Esse novo tipo de mentalidade, segundo o levantamento, coloca novas perspectivas sobre produtos e serviços, sendo necessário que as empresas se adaptem a essa nova realidade, como afirma David Droga, CEO da Accenture Song: “É necessária uma operação meticulosa para desempenhar um papel significativo e relevante na vida dos clientes. Os consumidores de hoje não são lineares, estão mudando mais rapidamente do que as empresas, então manter o ritmo é um desafio constante".
Saiba mais no site Propmark.
