

Hidrogênio verde: projetos para exploração crescem no mundo
12/02/2025
O mercado de hidrogênio verde mobilizou o ano de 2024 com muitas propostas e investimentos, dado que ele é uma das maiores apostas no globo para a transição energética e para o enfrentamento das consequências da crise climática que já tem afetado diretamente os sistemas energéticos. Em 2025, a previsão é de grande expansão na exploração desse insumo. Confira alguns exemplos que reunimos aqui.
Nos EUA, foi lançado um estudo que mapeia as regiões potenciais para a exploração de hidrogênio natural no país. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, há mais de 5 trilhões de toneladas de hidrogênio no solo do mundo e boa parte está presente no seu país. Foi observado um grande potencial nos estados centrais, com Kansas, Iowa, Minnesota e Michigan, no oeste americano, com Arizona, Colorado, Novo México e Utah, e na costa da Califórnia e áreas ao longo da costa leste. Há indícios positivos para a exploração de hidrogênio subterrâneo.
Na Europa, a Itália e a Arábia Saudita fecharam um acordo sobre projetos de infraestrutura e energia sustentável, avaliados em cerca de US$ 10 bilhões. A parceria tem um intento de desenvolver uma cadeia de suprimento internacional de hidrogênio verde e um terminal de importação de amônia na Itália. Stefano Venier, CEO da Snam, afirma: “Os ambiciosos objetivos de descarbonização da União Europeia exigem ações decisivas. Este projeto é um passo essencial para acelerar o uso de tecnologias de baixo carbono”.
Ainda dentro da região europeia, a Espanha anunciou 400 milhões de euros em investimentos para o hidrogênio verde. O país já tem dado passos largos em direção à sustentabilidade com um crescimento trimestral de 3,5% do PIB em 2024 e um grid que conta com 56% de sua eletricidade vinda de fontes renováveis. Especificamente no mercado de hidrogênio, a capacidade instalada de eletrolisadores na Espanha atingiu 12 GW em apenas cinco anos, consolidando o país como um líder global em hidrogênio renovável.
Saiba mais no site Eixos.
