Governança corporativa avança com estratégias de “natureza positiva”

18/09/2024

A agenda da sustentabilidade é uma demanda que tem transformado a cultura corporativa de todos os negócios no mundo e tem incentivado grandes investimentos na área, como elucida a pesquisa da Amcham Brasil, na qual se percebe que 86% das empresas brasileiras pretendem aumentar a busca por financiamento sustentável nos próximos dois anos. Indo além, existe uma necessidade contínua de mudança na postura da governança corporativa em via de assumir estratégias relacionadas à agenda ESG.

De fato, a tendência entre os empresários de incorporar totalmente as ações de sustentabilidade em seus negócios só tem aumentado, como o estudo Mapa ESG Brasil, encomendado pela Plano junto a Mynd e realizada pela Ilumeo, aponta. Segundo o levantamento, 69% dos CEOs afirmam incorporar totalmente práticas de governança ambiental, social e corporativa dentro de seus negócios, com 70 empresas já realizando ações da agenda ESG no ano de 2023, enquanto, em 2022, eram apenas 42 corporações.

Como uma evolução dessa postura sobre estratégias de sustentabilidade para o meio corporativo, surge o conceito de “natureza positiva”. Com ele, estimula-se os diretores das empresas a irem além do cumprimento de seus deveres, buscando desbloquear benefícios econômicos, sociais e ambientais significativos e liderar esforços para aplicar estratégias positivas para a natureza, como o aumento da biodiversidade, da resiliência do ecossistema e da sustentabilidade a longo prazo.

Complementando o conjunto de atividades que podem aprimorar a agenda ESG, podem-se pontuar mais dois direcionamentos. O primeiro é a prática do voluntariado empresarial, que pode beneficiar tanto a cultura dos colaboradores quanto colocar a corporação em lugar de destaque na sociedade, como exemplo de compromisso com o impacto das indústrias na vida das pessoas. A segunda possibilidade de engajamento é uma ferramenta inédita criada pela ESG Reporting Intelligence (ESGRI), capaz de avaliar o desempenho da agenda ESG das empresas, simplificando a obtenção dos dados, avaliando o nível delas e indicando se estão prontas para a divulgação obrigatória de relatórios ESG.

Saiba mais nos sites ESG Insights e CNN Brasil.

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