Fique de olho nas novidades em inteligência artificial para as empresas

10/01/2025

Enquanto o Brasil discute a regulamentação da inteligência artificial (IA), os investimentos na área continuam crescendo profusamente, fazendo o país assumir a 34ª posição em um ranking elaborado pela Universidade Stanford, nos EUA. Em termos de tendências para 2025, é claro que a IA entra na lista como um dos fatores que irá afetar a indústria brasileira até 2040, conforme estudo da Rede de Observatórios do Sistema Indústria.

Quais novidades podemos encontrar nessa área? Os agentes de IA são um dos aspectos que têm definido o mercado recentemente. Mais do que gerar textos ou imagens, eles têm a capacidade de tomar decisões e executar tarefas complexas, o que pode potencializar grandemente a produtividade das empresas. Segundo estudo da Gartner, um terço dos aplicativos das empresas usará agentes de IA até 2028, em relação ao percentual de 1% em 2024. O que impulsiona essa tendência é sua capacidade em automatizar processos, reduzir custos e entregar resultados com mais agilidade e mais qualidade.

Outra tendência que vem chamando a atenção é a IA híbrida, a nova aposta da parceria Lenovo e Nvidia. A novidade trata-se da integração entre o que há de melhor nos modelos públicos e privados no uso da ferramenta. Os modelos públicos garantem acessibilidade e funcionalidades para geração de texto, imagem, vídeo e código. Já os modelos privados oferecem nível de personalização e controle suficientes para atender a diversos setores que precisam lidar com dados sensíveis.

Por fim, pode-se destacar as inovações que a China tem apresentado ao mundo em termos de aplicação de IA nas indústrias. Na 7ª Exposição Mundial de Voz, em Hefei, província de Anhui, na China, foram lançadas muitas novidades, como robôs humanoides, sistemas de interação homem-máquina e modelos de linguagem de última geração. Um destaque foi o robô humanoide Unitree H1 da startup de robótica Unitree, de Hangzhou, que pode se mover a 3,3 metros por segundo e foi um sucesso de vendas. Liu Qingfeng, presidente da empresa iFLYTEK, afirma: “No futuro, a IA irá transformar padrões industriais, competitivos e de pesquisa científica”.

Leia mais nos sites Forbes e Revista Exame.

0 Comentários
Escrever Comentário

Veja também

Thumb Mobil Industrial Newsletter 15.01 500X300 3 Inteligência artificial: quais são as novidades? Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial Newsletter 15.01 500X300 2 Caminhos para a transição energética do Brasil Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial Newsletter 15.01 500X300 1 O que podemos esperar do setor de alimentos e bebidas em 2025? Saiba Mais