Estratégia Nacional de Governo Digital para transformar a indústria brasileira
23/07/2024
Para não se perder relevância e competitividade no cenário mundial, é preciso que as empresas brasileiras se atualizem com as melhores tecnologias e renovem suas estruturas, do chão fabril às áreas gerenciais e de liderança, adequando-se às ferramentas mais úteis e eficientes de inovação.
Por isso, foi muito pertinente o anúncio do governo brasileiro da Estratégia Nacional de Governo Digital, um instrumento relacionado com a missão 4 da Nova Indústria Brasil (NIB) que está relacionada à “Transformação digital para aumentar a produtividade das empresas brasileiras”. Uma de suas principais novidades está na criação de uma linha de crédito em parceria com a Caixa e relacionada à carteira de Financiamentos à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA), que detém um orçamento total de até R$ 8,2 bilhões em 2024.
Para que a implantação dessa estratégia esteja integrada às articulações estaduais, o governo federal vai aplicar a Rede Nacional de Governo Digital (Rede GOV.BR), um espaço direcionado a colaboração, intercâmbio, articulação e disseminação de soluções e iniciativas inovadoras. Até então, essa rede possui a integração de 26 estados e o Distrito Federal e mais de mil municípios, representando mais de 107 milhões de brasileiros.
Ainda sobre o potencial da tecnologia no meio industrial, o secretário-executivo do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Márcio Elias Rosa, que esteve presente no Fórum Esfera 2024, posicionou-se especialmente favorável à integração da Inteligência Artificial (IA) nas empresas. Ele comentou: “A transformação digital é uma realidade que não é mais do futuro, é do presente. Está presente nos smartphones e também é capaz de reduzir custos e roteirizar procedimentos das etapas fabris”.
Saiba mais nos sites Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e Revista Exame.