Economia brasileira está a caminho de um cenário positivo?

21/07/2022

Para o ministro da Economia, Paulo Guedes, sim. Ele enxerga de maneira muito otimista o quadro econômico nacional, em vista da previsão de crescimento próximo de 2% esse ano, e de 3% a 4% nos anos seguintes.

O político ainda aponta futuras medidas do seu ministério que podem contribuir com essas perspectivas. Por exemplo, reduções significativas nos tributos dos setores industriais, que provavelmente favorecerão um novo ciclo de investimentos no país.

Será coerente a visão de Guedes com a realidade do país? Reunimos aqui alguns dos últimos dados da economia. Confira e tire suas conclusões:

  • Balança comercial diminuiu em junho, sendo o aumento de preços dos insumos importados, como fertilizantes e petróleo, o principal motivo para esse índice. O registro do mesmo período no ano passado é 15,4% maior que o de 2022.
  • Mercado de trabalho se mantém em ritmo de recuperação, com taxa de desemprego caindo para 9,8%, alcançando recorde no total de pessoas ocupadas desde 2015. O primeiro trimestre de 2022 ainda apresenta um registro de alta de 2,8% para empregados com carteira assinada.
  • Houve inflação de 1,83% em maio deste ano para o Índice de Preços ao Produtor (IPP), que registra o preço dos produtos quando saem das fábricas. Em comparação com o índice do mesmo período de 2022 (0,99%), o valor representa uma alta, porém, em relação ao IPP de abril de 2022 (2,08%), a taxa representa uma queda.

Saiba mais no site Agência Brasil.

0 Comentários
Escrever Comentário

Veja também

21970 Importados apresentam alta de 33% no preço médio Saiba Mais
21969 Brasileiro sofre com crise alimentar mundial Saiba Mais
21968 Brasil avança pouco em políticas ambientais Saiba Mais