Descubra mais sobre o mapa dos profissionais da indústria brasileira

01/12/2024

O setor industrial nacional apresentou números significativos em contratações, com aumento expressivo nos nove primeiros meses de 2024 e destaque para a adesão de jovens. Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a indústria criou 405.493 novos postos de trabalho de janeiro a setembro deste ano, um acréscimo de 75,5% em relação aos registros do mesmo período de 2023. Apenas no mês de setembro, os empregos industriais tiveram 59.827 vagas a mais, um aumento de 40% em relação a setembro de 2023 e de 16% em relação a agosto de 2024.

Porém, segundo o Mapa do Trabalho Industrial elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), ainda será necessário qualificar cerca de 14 milhões de profissionais nos próximos três anos para atender à demanda da indústria brasileira. Esse índice se divide entre a necessidade de formar 2,2 milhões de novos trabalhadores e de requalificar os 11,8 milhões que já estão no mercado. Os setores de transporte e logística estão com maior demanda por formação profissional, seja em requalificação ou no ingresso de novos profissionais, com 23,9% do total.

Outro dado importante apontado pelo estudo é que as áreas e as ocupações com maior demanda por profissionais qualificados variam conforme o estado. Um exemplo é o caso do estado de São Paulo que, dentro das áreas de Logística & Transporte, Metalmecânica, Operação Industrial, Construção e Tecnologia da Informação, concentram 61% da demanda futura por formação profissional entre os anos de 2025 e 2027. Para entender melhor como os números dessa análise se apresentam segundo cada estado brasileiro, a CNI desenvolveu um mapa interativo. Confira aqui.

Ainda no campo das pesquisas, o Índice de Tendências de Trabalho 2024 da Microsoft apontou que os especialistas em Inteligência Artificial (IA) e aprendizado de máquina são as profissões de crescimento mais rápido dentro do mercado. Outro ponto captado pelo estudo, que entrevistou mais de 30 mil profissionais em 31 países, é que 71% dos empregadores demonstram preferência a um candidato (mesmo fora do setor de tecnologia) com menos experiência, caso ele demonstre habilidades em IA. A maioria dos respondentes, mais especificamente 77%, afirma que os profissionais com habilidades em IA, mesmo em nível inicial, terão responsabilidades maiores.

Leia mais nos sites CNN Brasil, Forbes e Agência Brasil.

0 Comentários
Escrever Comentário

Veja também

Mineração Thumb Blog 500X300 Segurança é prioridade nas operações de mineração Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial Newsletter 11.12 500X300 3 A indústria precisa de mais profissionais qualificados Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial Newsletter 11.12 500X300 2 Texto final do mercado de carbono é aprovado Saiba Mais