Como o gás brasileiro pode se tornar mais competitivo no mercado global?

14/05/2024

O setor energético brasileiro tem investido tempo e energia em debates e análises que contribuam com o mapeamento dos segmentos que podem beneficiar o andamento do processo de transição energética no país. Um dos produtos em destaque é o gás natural, alternativa para as frotas e para o setor industrial.

Com isso, foi essencial o processo de abertura da indústria de gás natural no Brasil que trouxe duas importantes contribuições. A primeira é a Nova Lei do Gás (14.134/2021), que possui como principal objetivo promover a concorrência do mercado de gás natural ao favorecer o campo da competitividade sobre o preço do insumo. A segunda foi o diagnóstico sobre a abertura do mercado de gás natural no Brasil, um documento fruto da parceria do Movimento Brasil Competitivo (MBC) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

A partir de várias análises e pesquisas, levando em conta a Lei n° 14.134 e suas normas para a exploração, transporte, importação e exportação de gás natural, o conteúdo desse documento enumera as oportunidades e diretrizes para tornar o produto brasileiro mais competitivo no mercado internacional. Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, explica: “Quando você tem uma equação muito difícil, não tem bala de prata. É uma cesta de questões. Tem que pegar o preço do gás e fazer um pente fino nele”.

Alinhado a essa pauta, foi realizado um dos maiores eventos da indústria de gás do Brasil, o Gas Week, realizado pela agência EPBR, que contou com a presença de Andrea Macera, representando o MDIC e divulgando ações do ministério para fomentar essa indústria, como o aumento da produção interna e os esforços para buscar novas reservas. “Entre 2022 e 2023, 74% dos contratos de compra e venda de gás natural foram celebrados com novos fornecedores. Se analisarmos um período maior de tempo, de 2019 a 2023, os números apontam um crescimento de 163% no número de autorizações para comercialização de gás natural”, esclareceu Macera.

Saiba mais no site do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e Agência Brasil.

0 Comentários
Escrever Comentário

Veja também

Mineração Thumb Blog 500X300 Segurança é prioridade nas operações de mineração Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial Newsletter 11.12 500X300 3 A indústria precisa de mais profissionais qualificados Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial Newsletter 11.12 500X300 2 Texto final do mercado de carbono é aprovado Saiba Mais