Cloud e IA: futuro das empresas depende dessas tecnologias
07/06/2024
Especialistas consideram a aplicação de cloud e inteligência artificial (IA) nas indústrias como uma das formas mais eficazes para melhorar a competitividade, avançar na produção, aperfeiçoar a relação com os clientes e ainda aprimorar a segurança digital. Por isso, não é incomum os números apontarem para um crescimento entre 20% e 25% nessas tecnologias em 2024.
De fato, a IA está na linha de frente dessa revolução tecnológica com os países injetando grande capital na ferramenta, como é o caso do Canadá que anunciou um pacote de US$ 2,4 bilhões (R$ 12 bilhões) em projetos de inteligência artificial, com boa parte dos recursos voltados para o aumento do acesso à computação e à infraestrutura tecnológica e, outra parte, para acelerar o desenvolvimento tecnológico por meio de startups.
Diante disso, é importante saber o que o futuro reserva para a IA, como foi indicado pelo relatório de dados elaborado pelo Institute for Human-Centered AI da Universidade de Stanford sobre tendências para essa tecnologia. Confira algumas considerações: indústrias pesquisam mais sobre IA do que cientistas; EUA são o grande centro desse mercado; há dificuldades na regulamentação desse sistema; IA generativa dispara mundialmente; descobertas científicas são potencializadas pelo uso da IA e o mundo está mais consciente e preocupado com os usos da IA.
Sobre uma das conclusões obtidas com o relatório, a questão da IA Generativa (GenIA) realmente demonstra sinais de avanço, já que uma nova pesquisa da Gartner identifica a GenIA como a principal solução aplicada pelas empresas entre as tecnologias de inteligência artificial. Conforme os dados do levantamento, 29% dos respondentes afirmam que aplicaram esse sistema e que essa é a ferramenta mais comumente adotada em suas operações.
Saiba mais no site Indústria 4.0, Convergência Digital e CNN Brasil.