Alimentos e bebidas: conheça quatro tendências para 2024

05/03/2024

O ano de 2023 trouxe resultados importantes e positivos para o segmento de alimentos e bebidas no Brasil, revelando que os investimentos nessa área estão valendo muito a pena e é necessário ficar atento sobre as principais tendências de 2024, para que o pico de crescimento não seja perdido.

De acordo com os números apresentados pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), a indústria de alimentos e bebidas ganhou 7,2% a mais no faturamento no ano de 2023 em relação a 2022, com uma alta de 5,1% na sua produção. Isso significa que, no ano passado, a receita do setor chegou a R$ 1,161 trilhão, somando a renda das exportações e vendas para o mercado doméstico. De fato, o crescimento das exportações foi um dos principais motores para índices tão otimistas, dado que foi alcançado o nível recorde de US$ 62 bilhões.

Quando são analisadas as tendências, quatro delas se sobressaem nesse mercado. A primeira é a descoberta de novos sabores através da exploração de ideias cada vez mais diferentes e criativas. A segunda está nas novas tecnologias que possibilitam a personalização em massa, ou seja, o acesso a alimentos e bebidas adaptados às preferências dos consumidores. A terceira é o uso de dados através dos mecanismos da inteligência artificial que desvendam padrões de consumo. Por último, a abordagem sobre sustentabilidade com questões, como a prática da agricultura regenerativa e a produção de alimentos em laboratório.

Sobre esse assunto, a ADM consolidou seu centro de pesquisa e inovação, o Customer Creation & Innovation Center (CCIC), um espaço que foi criado com o intuito de atender à crescente demanda dos consumidores por diferentes tipos de sabor, textura, aparência e funcionalidade. Andrea Lunardini, líder técnica da área de nutrição humana da ADM na América Latina, afirma: "Essa estrutura moderna fortalece ainda mais nossa expertise técnica e nos conecta a clientes e parceiros para desenvolver e apresentar soluções inovadoras que proporcionam sabor, textura, funcionalidade, aparência e processo, iniciando-se a partir de insights dos consumidores e tendências de mercado".

Saiba mais no site ABIA e site da Revista Exame.

0 Comentários
Escrever Comentário

Veja também

Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 24.04 500X300 3 Atenção aos relatórios de ESG! Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 24.04 500X300 2 Planos de investimento são prioridade para as grandes indústrias Saiba Mais
Thumb Mobil Industrial 
Newsletter 24.04 500X300 1 Taxa de inovação: empresas brasileiras lançam mais novos produtos Saiba Mais